quinta-feira, 25 de março de 2010

SE A MODA PEGA, MULHER VAI SAIR VESTIDA NA PLAYBOY

"Lei do Photoshop" está em caráter conclusivo.


Projeto do deputado Wladimir Costa obriga que anúncios com imagens manipuladas por computador informem alteração
A Câmara dos Deputados confirma a tramitação do Projeto de Lei 6853/10, de autoria do deputado Wladimir Costa (PMDB-PA), que torna obrigatória, nas peças publicitárias, a informação sobre manipulação de imagens. A já apelidada pelo mercado de “Lei do Photoshop” obrigaria os anúncios com fotos modificadas a apresentarem a mensagem: “Atenção: imagem retocada para alterar a aparência física da pessoa retratada”.

De acordo com a proposta, quem descumprir a lei – no caso, os responsáveis pelo anúncio ou pelo veículo de comunicação – será punido com advertência, obrigatoriedade de esclarecimento e multas que variam de R$ 1,5 mil a R$ 50 mil na primeira infração, com o valor sendo dobrado em caso de reincidência. Os órgãos responsáveis pela aplicação das sanções serão definidos pelo Poder Executivo.

Segundo o comunicado, a intenção do deputado é “acabar com a idealização do corpo humano pela publicidade e com a difusão da ideia de que as modelos e os modelos retratados são perfeitos”.

Pelo Twitter, alguns publicitários já começam a mostrar sua indignação com bom humor. “A lei do Photoshop vale só para a propaganda? Vale a lei do Botox? E a lei cabelo acajú em Brasilia?”, comenta Marcello Serpa, sócio e diretor geral de criação da AlmapBBDO, replicado instantaneamente por Mentor Muniz Neto, sócio e diretor de criação da Bullet: “quero saber se a lei vale pra peito de silicone”.

O projeto já tramita em caráter conclusivo e será analisado por cinco comissões: Ciência e Tecnologia; Comunicação e Informática; de Defesa do Consumidor; de Constituição e Justiça; e de Cidadania.

Se a ideia fosse realmente levada a sério, a lei poderia, em um futuro breve, passar a atingir também revistas masculinas e de beleza, como já foi proposto e ainda existe discussão em locais como França e Reino Unido. Com isso, personalidades poderão aparecer, para o próprio bem, cada vez mais vestidas em futuros anúncios. Trabalho dobrado também para as agências de casting.

quarta-feira, 24 de março de 2010

LIA, ANAMARA E A CARA DO BRASIL

Estamos nos olhando na TV. O BBB é a cara do Brasil. Um Brasil nitidamente pobre e pueril. Um Brasil que dá a mão ao inútil em detrimento do aprender, do conhecer. Estamos diante do país das maravilhas de Anamara e Lia, as BBBs. É o que nos sobra. E nada mais temos a dizer.